quinta-feira, 3 de outubro de 2013

SANTO TIRSO

à maneira de Larkin


Ao mostrar-me o colégio, vinte anos passados,
o director conduziu-me ao meu antigo quarto.
Emocionou-me ele lembrar-se melhor do que eu.
Lembrava-me, mais que do meu, do quarto vizinho.
E de velhas conversas às janelas geminadas.
Mas passado já o tempo dos interrogatórios,
o director não suspeitou das minhas recordações.
E por cortesia para com o antigo aluno,
antes de abrir a porta, para evitar o choque,
avisou-me que tinham modificado o quarto.
Eu não tive possibilidade de dissimular
uma expressão alegre que ele não entendeu.
Tinham derrubado essa parede que nos separava,
e os nossos quartos são agora o mesmo quarto.

José António Almeida
in As Escadas não têm Degraus, vol. 2, Cotovia.

Sem comentários:

Enviar um comentário